segunda-feira, 24 de agosto de 2009

maldita rotina

Não sei se rotina é o nome certo para a situação que me refiro.

A questão é que você trabalha bastante, passa o dia no escritório, ou seja, entra muito cedo e sai muito tarde.

Digamos que você seja o gerente de um departamento na sua empresa. E no seu departamento, você tem 1.000 coisas pra fazer (gerenciar as pessoas, os processos, etc).

A grande questão é que, no fim do dia, você fez tudo menos cuidar do crescimento. Geralmente, nos fixamos àquela rotina diária de resolver “pepinos” (grandes e pequenos), mas não nos preocupamos com o crescimento do negócio em si.

É como se estivéssemos dirigindo o carro por aí, e durante 90% do tempo, nos preocupamos com a limpeza do painel, dos bancos, se a pastilha de freio tá ok, etc, e somente em 10% do tempo você realmente olha para o caminho que está percorrendo.

Meu chefe costuma dizer que durante o dia fazemos a mesma coisa que a concorrência faz. E à noite, fazemos a diferença.

E é mais ou menos por aí que eu tenho feito: quando acaba o dia, sento com o pessoal para pensar na empresa a longo prazo. É a hora que olhamos para o que a concorrência tem feito, para nossas falhas, traçamos desafios, etc.

Ou então, simplesmente falamos sobre as metas e os sonhos para o médio prazo.

Acho que esse tipo de exercício tem funcionado bastante. Claro que tem um “pênalti” que pagamos por isso: Sempre saímos tarde do trabalho (21 horas, na média).

Mas tem outra solução?

Se tiver, aceito dicas.

Nenhum comentário: