segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Você é um empreendedor?

Copiei a lista abaixo do twitter do @bizrevolution.

Achei sensacional e gostaria de compartilhá-la aqui com meus 2 leitores.

 

Quando você pode dizer que é um empreendedor:

 

(1) Quando você está quebrado de dinheiro e não tem dinheiro nem para pizza.

(2) Quando você não sabe qual é o dia e a hora da semana nesse momento.

(3) Quando o sábado é muito parecido com a 3a feira, e a 2a feira pela manhã é o seu momento favorito da semana.

(4) Quando não importa quantas vezes sua família disse que entendeu o que você faz, eles continuam não entendendo o que você faz. 

(5) Quando o web site corporativo do seu negócio fica desatualizado com relação ao que você faz a cada 7 dias.

(6) Você planeja o seu dia para não pegar hora do rush em nada (almoço as 14:00hs, saida do escritório as 21:30h)

(7) Você tem um bloco de anotações ou um gravador do seu lado para gravar as idéias que surgem a todo momento.

(8) Você coloca o dinheiro do almoço de hoje na empresa, e espera que o negócio renda amanhã para que você possa comer em 2 dias.

(9) Você simplesmente ODEIA a idéia de entrar em uma faculdade para aprender a como trabalhar para os outros.

(10) Você não dorme desde sábado determinado a terminar um projeto.

(11) Você prefere ser um sem-teto do que ser qualquer coisa menos o chefe.

(12) Você se recusa a viver uma vida medíocre, e decide apostar na sua criatividade para mudar o mundo.

(13) Você é um empreendedor quando começa a enfrentar o desconhecido sem medo, mas com senso de urgência. O conceito de segurança é uma invenção da humanidade. Não existe segurança no universo!

(14) Você sobe os degraus que quer subir, e quando alcança o último degrau , continua insatisfeito.

(15) Você é um empreendedor quando toma banho pensando nas coisas que ninguém nunca vez.

(16) Você é feliz trabalhando 7 dias por semana com 3 celulares e 4 emails.

(17) Quando você encontra uma barreira pensa sobre como passar por cima, pelo lado, por baixo, por qualquer lado que seja.

(18) Você é um empreendedor quando investe o dia inteiro com os filhos sem qualquer remorso. E depois vira a madrugada trabalhando.

(19) Você é um empreendedor quando assume responsabilidade total pelas falhas, fracassos e sucessos.

 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O líder precisa ser generoso

O líder precisa ser generoso

Para o lendário CEO da General Electric, os administradores têm que se preocupar com seus funcionários e saber recompensá-los. Jack Welch quer ser lembrado como quem construiu e trabalhou durante muitos anos com uma das melhores equipes já montadas na história do mundo corporativo. Aos 74 anos, não é exagero dizer que conseguiu o feito. Nos 20 anos em que dirigiu a GE (1981-2001), a empresa viu seu valor de mercado passar de US$ 13 bilhões para US$ 400 bilhões. Hoje, autor de best-sellers, é presença constante nas escolas de negócios. Construir equipes talentosas é um dos principais desafios empresariais. Com a serenidade de quem acumula décadas de experiência, ele ensina que a generosidade é um dos principais fatores na formação de times vencedores. “Um líder precisa ser generoso. Ele tem que se preocupar com seus funcionários e com suas famílias. Ele não pode ser “mão de vaca”. Um bom líder deve adorar dar promoções e aumentos de salário” – é o que declarou Welch em uma vídeoconferência, segunda-feira (30/11), na ExpoManagement - 2009 em São Paulo. “Se você não tem prazer em dar aumento aos seus funcionários, que tipo de profissional é você? Você provavelmente deve estar infeliz consigo mesmo. Depois de cinco anos como CEO da GE, eu já tinha conseguido tudo o que queria. Foi muito bom ver os funcionários crescerem, melhorarem e conquistarem seus objetivos”, completou.

“Se você fosse montar um time de futebol, a quem daria mais importância: ao contador ou a quem seleciona os atletas? Houve uma inversão de valores nas empresas. É terrível que os diretores financeiros tenham se tornado mais importantes do que os de RH. É esse setor que cria as políticas de avaliação e desenvolvimento. E é muito importante ter precisão na avaliação dos funcionários. “Não é possível desenvolver uma companhia sem um bom RH”, disse Welch. Os recursos humanos constituem o maior ativo das organizações. Outro ponto essencial, segundo ele, é conseguir fazer com que os profissionais tenham paixão pelo que fazem, “que fiquem felizes ao saber que no dia seguinte voltarão ao trabalho” e “tenham orgulho do que fazem”. Para ele, não há meio termo: “Uma pessoa sem paixão é ruim como amante e ruim na empresa”. Dar feedback é também importante. É essencial que os funcionários saibam “o que o chefe pensa deles”. “Os profissionais precisam saber o que se pensa deles. Isso não pode ser escondido”, afirmou Welch.  Sinceridade, política de metas e de recompensas, tratamento humano e transparência, compõem a receita de Jack Welch para o sucesso na administração.